top of page

Encontro de Integração reúne equipes dos Centros de Estudos da USP em Piracicaba

  • alexandrequeiroz41
  • 11 de set.
  • 3 min de leitura

Visita à ESALQ, CENA e CCARBON promoveu trocas de experiências e debateu melhorias nos fluxos administrativos

Centro de Estudos USP
Representantes dos nove Centros de Estudos e da Reitoria da USP compareceram no evento. Foto: Luciana Spinelli

No dia 9 de setembro de 2025, funcionários de diversos Centros de Estudos da Universidade de São Paulo (USP) participaram de uma atividade de integração nas dependências da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), em Piracicaba. O encontro teve como objetivo aproximar equipes, promover a troca de experiências e discutir pontos de aprimoramento nos processos administrativos comuns às unidades.


Programação da visita


A agenda começou com uma recepção na Diretoria da ESALQ, conduzida pela Sra. Sandra Vello, que apresentou as dependências do prédio central e promoveu um momento de diálogo entre os participantes.


Em seguida, o grupo foi recebido no Gabinete da Prefeitura do Campus “Luiz de Queiroz”, pela Sra. Maria Estela Bigotto, que apresentou a estrutura do setor e ofereceu um coffee-break de boas-vindas.


Às 10h, os visitantes realizaram um tour pelo campus, passando pela sede do Centro de Agricultura Tropical Sustentável (STAC/USP).


Logo depois, ocorreu a visita ao CENA/USP, conduzida pelo Diretor, Prof. Ernani Pinto Junior. Ele apresentou a estrutura do centro e destacou suas linhas de pesquisa, que abrangem temas como ciclagem de nutrientes no solo, bioenergia, radioisótopos aplicados à agricultura, mudanças climáticas, controle de pragas e segurança alimentar.

Centro de Estudos USP
Recepção feita pelo Prof. Ernani Pinto Junior, Diretor do CENA/USP, e por sua equipe. Foto: Luciana Spinelli

O professor explicou como o CENA se consolidou como uma das principais referências na aplicação da energia nuclear e da biotecnologia a favor da agricultura sustentável e como as pesquisas da instituição dialogam com demandas urgentes da sociedade, como a redução de emissões de gases de efeito estufa e o aumento da produtividade agrícola em bases sustentáveis. Ele ainda destacou parcerias já existentes com Centros de Estudos como o CEAS e o CCARBON, reforçando a importância da atuação integrada.


No período da tarde, os participantes se reuniram na nova sede administrativa do CCARBON, inaugurada recentemente, em Piracicaba. O espaço foi inaugurado em evento realizado em junho de 2025, reunindo autoridades acadêmicas, representantes do setor produtivo e do governo.

Centro de Estudos USP
Pautas importantes foram debatidas em reunião que aconteceu na sede do CCARBON/USP. Foto: Luciana Spinelli

Durante a visita, além da apresentação da estrutura da nova sede, os analistas dos Centros de Estudos participaram de uma reunião de trabalho. A pauta incluiu sugestões para o aperfeiçoamento de fluxos administrativos, em áreas como cursos de extensão, convênios e execução orçamentária. O encontro foi encerrado com um coffee-break, oferecido pelo CCARBON.


Participantes


O evento contou com a presença de representantes dos nove Centros de Estudos e da Reitoria da USP:

  • Luciana Spinelli – Reitoria/USP

  • Marcelo Melo – CCARBON/USP

  • Lucila Colichio – CCARBON/USP

  • Alexandre Queiroz – STAC/USP

  • Iolanda Oliveira – CEAS/USP

  • Lucas Youssef – C2PO/USP

  • Érica Watanabe – CIAAM/USP

  • Luis Moreira – RCGI/USP

  • Sheila Tanaka – USP-China

  • Victor Luccas Moura – USPproCLIMA

  • Carolina Martoni – COI/USP


Integração e cooperação


O encontro reforçou o compromisso da USP em integrar seus Centros de Estudos, ampliando o diálogo entre equipes administrativas e fortalecendo a cooperação entre projetos de pesquisa e inovação. A atividade mostrou como a integração entre ensino, pesquisa e gestão administrativa é fundamental para garantir que as unidades da USP continuem entregando conhecimento de excelência e soluções inovadoras à sociedade.

Inscreva-se na nossa newsletter

bottom of page