top of page

STAC contribuirá na promoção de pesquisas sobre segurança alimentar e manutenção do meio ambiente sustentável

O lançamento do Centro de Agricultura Sustentável (STAC), no dia 11 de abril, marca um importante passo na busca por soluções inovadoras e baseadas na ciência para a agricultura tropical sustentável no Brasil. A cerimônia de lançamento contou com a presença de diversos setores interessados, incluindo empresários do agronegócio, pesquisadores e representantes dos governos federal e estadual.


Durante o evento de lançamento, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou a importância do centro como uma plataforma para cocriação, permitindo a participação de diversos parceiros na busca por soluções desde o início dos projetos. Essa abordagem colaborativa, com financiamento conjunto, fortalece a capacidade de pesquisa e inovação.


O Magnífico Reitor, Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, em sua fala na abertura da cerimônia.


O STAC foi criado com a missão de promover a interação entre as diferentes unidades da USP e outras instituições públicas e privadas, incentivando pesquisas colaborativas entre áreas complementares. O objetivo é articular soluções estratégicas e inovadoras que contribuam para a prosperidade do País por meio da agricultura tropical sustentável.


O coordenador do Stac, Durval Dourado Neto, apresentou os cinco principais projetos do centro, cada um voltado para diferentes aspectos da agricultura sustentável:

  1. Domesticação da Macaúba: Foca na domesticação e cultivo da planta macaúba, uma espécie tropical com potencial para diversas aplicações.

  2. Selo Verde Brasil: Um projeto que visa criar um selo de sustentabilidade para produtos agrícolas, destacando práticas sustentáveis no setor.

  3. Inteligência Territorial e Segurança Alimentar: Este projeto busca estudar e desenvolver soluções para questões de segurança alimentar e planejamento territorial.

  4. Conectividade Rural: Visa melhorar a conectividade e infraestrutura nas áreas rurais, facilitando o acesso à tecnologia e ao conhecimento.

  5. Recuperação de Pastagens Degradadas: Este projeto busca soluções para a recuperação de áreas de pastagem degradadas, contribuindo para a sustentabilidade do setor agropecuário.


Coordenadores de Centros de Estudos (Profº Durval Dourado Neto - Coordenador do STAC - segundo da esquerda para a direita).


O Stac faz parte de uma rede de sete centros criados pela USP para abordar grandes temas relevantes para a sociedade global. Esses centros abrangem uma ampla variedade de áreas, como Amazônia Sustentável, Carbono em Agricultura Tropical, Gases de Efeito Estufa, Inteligência Artificial, entre outros. Cada um desses centros é vinculado à Reitoria da USP e adota uma abordagem multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e professores de diversas áreas, tanto internos quanto externos à universidade, do Brasil e do exterior.


Comments


Inscreva-se na nossa newsletter

bottom of page